sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Experimento - Desafio! Ovo: Cozido ou cru?

Essa experiência você pode fazer com as pessoas da sua casa. Antes disso, você vai precisar de um ovo cru e outro cozido. Se for necessário, peça para algum adulto cozinhar o ovo para você, mas por favor NÃO tente cozinhar o ovo sozinho.

Uma vez cozido e resfriado, o desafio é descobrir qual ovo está cozido e qual está cru. Normalmente eles parecem idênticos por fora, assim, como decifrar esse enigma?

Simples! Gire o ovo! O ovo cozido continuará girando muito tempo depois que você deixar de girá-lo, enquanto que o ovo cru parará de girar rapidamente.

Agora vai o meu desafio: Você tem exatamente uma semana para descobrir por que isso acontece. Em uma semana eu dou o resultado. Se encontrar a resposta, use a área de comentários. Vamos lá, mãos à obra!

3 comentários:

  1. Não fiz a experiência, mas imagino que o interior do ovo crú, mais líquido, não vai girar no momento que der o impulso e não vai contribuir com a inércia de rotação do ovo. Já o ovo cozido tem o interior duro, que roda todo unido quando se dá o impulso inicial, aumentando a inércia. Pense em uma tijela com água. Quando você a roda, a água fica parada. Se a água estiver congelada (ou for gelatina), tudo vai rodar!

    ResponderExcluir
  2. Isso acontece por cusa da centrifuga, no ovo cru, por causa da gema ele é mais afetado pela centrifuga, o contrario acontece no ovo cozido, ja que a gema fica parada, nao e tao afetada pela centrifuga

    ResponderExcluir
  3. o ovo cozido vai parar imediatamente de girar, enquanto o ovo cru não, isso acontece porque o ovo cozido está sólido e com a casca formar um só, e o cru está com a gema e a clara liquidas por isso vão continuar rodando dentro da casca dando impulso para continuar a girar.

    ResponderExcluir